Crítica: O Nevoeiro é uma história contada após uma violenta tempestade surpreender os habitantes de uma pequena cidade no Estados Unidos. Como consequência do evento natural um misterioso nevoeiro é liberado em toda a cidade e obriga pessoas a ficarem presas em um supermercado enquanto são reveladas criaturas sanguinárias que matam todos aqueles em sua frente.
O filme O Nevoeiro é baseado na obra de Stephen King. O longa possui aspectos extremamente interessantes em termos de sua construção como produção cinematográfica. Com uma abordagem de muita perspicácia a história se desdobra em meio a elementos sociológicos de convivência e trabalha fatores psicológicos dentro do universo imerso no enredo. A trama é excitante, misteriosa e aplica fortes doses de terror e suspense nos acontecimentos com os protagonistas.
Os personagens atuam em um cenário caótico e sem muitas esperanças, com destaque para a interpretação de Marcia Gay Harden, a atriz vive a complexa e muito bem executada Senhora Carmody. Uma fanática e conservadora religiosa que propõe um bom ritmo ao filme e é responsável por entregar um novo antagonista no interior do ambiente, com muito vigor e domínio de cena. Thomas Jane é responsável por interpretar o protagonista, David Drayton. O papel tem uma aplicação funcional na trama e é demonstrado de forma sútil até o meio do longa, após isto o personagem toma uma boa proporção e compõe uma boa atuação no geral, chegando a um final elogiável. O Nevoeiro tem maravilhosos coadjuvantes, estes são um dos pontos que merecem uma atenção especial no roteiro, principalmente Toby Jones com o personagem Ollie e William Sadler com o personagem Jin Grodin. Andre Braugher também adiciona qualidade ao argumento vivendo o personagem Brent Norton.
Os efeitos constituem uma parte bem elaborada da proposta do longa-metragem. Criaturas bem desenvolvidas em sequências captadas com ação transformam o cenário e interagem de forma impactante levando o clima do filme ao público. Por exemplo as cenas da invasão das criaturas no supermercado, o embate na farmácia e atos contudentes nas mortes de alguns personagens. Os efeitos visuais possuem qualidade tanto na concepção quanto na execução das tomadas.
O Nevoeiro é um ótimo entretenimento para quem aprecia o gênero. O filme desenvolve-se em meio um ambiente drástico e trata de questões de convivência social, tem uma abordagem religiosa em um dado momento, traz suspense e mistério com uma conclusão chocante e devastadora que atingi diretamente aos espectadores. Eu recomendo.
Ficha Técnica:
Direção: Frank Darabont.
Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Toby Jones, Andre Braugher, William Sadler, Alexa Davalos, Frances Sternhagen, Amin Joseph, Melissa Suzanne McBride, David Jansen, Jackson Hurst.
Roteirista: Frank Darabont.
Autor obra original: Stephen King.
Produtores: Frank Darabont, Liz Glotzer, Denise M. Huth.
Produtores executivos: Harvey Weinstein, Bob Weinstein.
Trilha sonora: Mark Isham.
Produção: Dimension Films, The Weinstein Company.
O Nevoeiro trailer oficial:
Boa! O nevoeiro é do cara...o! Outro filme baseado nas obras de Stephen King que também é ótimo é "Tempestade do século". Sem contar "Cemitério Maldito" entre outros!
ResponderExcluirQue bom que gostou amigo, O Nevoeiro para mim é o melhor filme baseado em uma obra de Stephen King. Cemitério Maldito é maravilhoso, Tempestade do Século eu ainda não assisti, mas vou correr para ver. . Obrigado pelo comentário.
ResponderExcluir