Crítica: Ray Ferrier (Tom Cruise), é um homem divorciado que trabalha várias horas por dia e tem uma relação difícil com o seu filho mais velho Robbie (Justin Chatwin), sua filha Rachel (Dakota Fanning), possui um bom relacionamento com o pai que não se sente á vontade de desempenhar esse papel. Ray terá que cuidar dos filhos por um final de semana e neste momento todos presenciam um evento estranho que irá mudar para sempre suas vidas. Após uma sequência de raios, grandes máquinas de guerra emergem do chão e atacam as pessoas de uma forma impiedosa. Ray tentando se proteger e aos seus filhos luta para sobreviver ao devastador ataque alienígena á Terra.
O enredo do filme Guerra dos Mundos trata de uma invasão de extra-terrestres com o objetivo de exterminar a raça humana. Além dos eventos que ocorrem devido a ação dos alienígenas uma outra perspéctiva é abordada na trama do longa, o relacionamento que por muitas vezes apresenta-se conturbado entre Ray (Tom Cruise) e Robbie (Justin Chatwin). A história é construída em torno da busca pela sobrevivência e a capacidade que o protagonista e os seus filhos têm de utilizar os recursos que possuem para ficar o mais longe possível dos grandes ataques nas cidades. Todos os desdobramentos e as sequências da história são consequência do desespero e a necessidade de preservação. A trama é equilibrada com um bom ritmo dos acontecimentos e é trabalhada em meio a fuga e o embate de Ray (Tom Cruise), com as situações em busca de proteção e sobrevivência.
Tom Cruise interpreta Ray Ferrier, o personagem é um homem comum que se depara com uma situação de destruição total e precisa salvar seus filhos, além de se proteger dos alienígenas necessita enfrentrar as outras pessoas em confrontos para garantir sua existência. O papel é bem desempenhado e e executa sua proposta dentro do roteiro com uma boa elaboração. Os coadjuvantes Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning), aparecem como um ingrediente que serve para adicionar um pouco mais de dramaticidade ao cenário da história. Coadjuvante que merece um destaque é o personagem Harlen Ogilvy, interpretado por Tim Robbins. A composição do papel traz um elemento problemático para o protagonista e gera um suspense e uma complexidade em relação a trajetória do filme.
Os efeitos visuais são espetaculares, com uma ótima concepção e interação com os cenários internos e externos da produção. As sequências das ações dos Tripods principalmente a primeira aparição quando é revelado a força extra-terrestre atesta a competência e a elaboração de Steven Spielberg e sua equipe de efeitos especiais da Dreamworks Pictures. Os efeitos visuais, as batalhas e os ataques aos personagens são executados com maestria.
Guerra dos Mundos é um filme de ficção-científica adaptado do romance de H. G. Wells, A Guerra dos Mundos. O longa é estonteante e empolgante. Com tomadas e sequências de ação de extrema qualidade a produção é um entretenimento maravilhoso, Grande filme. Eu recomendo.
Ficha Técnica:
Elenco: Tom Cruise, Tim Robbins, Dakota Fanning, Miranda Otto, Justin Chatman, Lenny Venito, Rick Gonzalez.
Direção: Steven Spielberg.
Narração: Morgan Freeman.
Roteiristas: David Koep, Josh Friedman.
Autor da obra original: H. G. Wells.
Trilha sonora: John Williams.
Produção: Kathleen Kennedy.
Diretor de fotografia: Janusz Kaminski.
Montador: Michael Kahn.
Produtoras: Paramont Pictures, Dreamworks Pictures, Amblin Entertainment, C|W Productions.
Guerra dos Mundos Trailer Oficial: