Crítica: Steve Rogers (Chris Evans) é o atual líder dos Vingadores, super-grupo
de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira
Escarlate (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony
Mackie) e Máquina de Combate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com
que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já
que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão
América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem
de Ferro.
O filme em termos de enredo é em essência diferente da trama original retratada nas HQs da franquia dos heróis da Marvel. O roteiro teve como principal argumento a dicotomia entre opiniões em relação as ações dos personagens. Após a concepção do tratado de Sokovia, os heróis começaram com posturas e olhares opostos sobre as atuações dos Vingadores ao redor do mundo com a intervenção do governo. O foco da divergência entre Capitão América e o Homem De Ferro figura no Soldado Invernal (Sebastian Stan), e este aspecto se faz desenvolvido por todo o longa. Os embates ocorrem em torno dos posicionamentos de Steve Rogers (Chris Evans) e Tony Stark (Robert Downe Jr) e o desenvolvimento do roteiro aplica-se nestes fatores gerando os conflitos entre os grupos.
Como o próprio nome da produção remete, todo o conceito da trama baseia-se no confronto entre Capitão América e Homem de Ferro e os times de heróis. As representações destes personagens são construidas em uma nova plataforma de representação. Steve Rogers aparece com pensamentos divergentes e decidido creditando toda sua amizade e se rebelando contra o modelo que o governo tenta estabelecer. Tony Stark está mais pensativo, demonstrando arrependimentos e culpas. O personagem do Homem de Ferro é representado de uma forma ainda não vista pelo público da franquia. Soldado Invernal (Sebastian Stan), mostra duas faces e consegue ter uma boa proporção no enredo do filme. Viúva Negra (Scarlett Johansson) traz a velha conhecida personalidade e continua entregando aos fãs ótimas cenas de combate. Falcão (Anthony Mackie), aumentou sua participação e tornou-se um coadjuvante um pouco mais importante na franquia. Visão (Paul Bettany), entregou as características conhecidas do herói, e começou a introduzir novos elementos na representação do papel, humanizando definitivamente Visão para próximas produções. Feiticeira Escarlate (Elisabeth Olsen), manteve a linha de interpretação e Wanda ganhou mais espaço nos acontecimentos destacando-se cada vez mais. Máquina De Guerra (Don Cheadle), interagiu de forma decisiva e ganhou uma participação relevante em relação a outras aparições no universo cinematográfico. Gavião-Arqueiro (Jeremy Renner), volta e produz cenas interessantes nas sequências dos confrontos, mas sem ser determinante na trama. Capitão América-Guerra Civil foi composto por bons personagens coadjuvantes por exemplo: Everett K. Ross (Martin Freeman), Thaddeus Ross (William Hurt). O longa possui bons antagonistas que estabeleceram a proposta de vilania com eficiência: Ossos Cruzados (Frank Grillo), e Zimo (Daniel Bruhl).
Os destaques ficaram pelos encargos de inicialmente, Pantera Negra (Chadwick Boseman), que atraiu os olhares com uma atuação forte e marcante e com um design espetacular, além de grandes cenas de ação capitaniadas pelo rei africano. Homem-Formiga (Paul Rudd), novamente rouba a cena com suas tiradas cômicas repletas de empatia e primordiais demonstrações de seu poder com direito a várias suprersas. Por fim o Homem-Aranha (Tom Holland), foi apresentado ao público no universo Marvel como um adolescente super carismático que constrói e determina a montagem do personagem de extrema popularidade d enorme fama das clássicas HQs. Peter Parker\SpiderMan desde o momento em que entra em cena é destaque e já deixa todos ansiosos pelo seu filme solo. Os efeitos visuais são incríveis, as edições gráficas transformam os combates em verdadeiros espetáculos visuais. Os efeitos mecânicos são realizados em alto nível e a produção é repleta de sequências de ação alucinantes com lutas bem coreografadas e explosôes. A cena inicial do embate contra Ossos Cruzados, a perseguição de Pantera Negra ao Soldado Invernal e o aguardado encontro entre os times do Capitão América e o Homem De Ferro são memoráveis e merecem um olhar especial e todos os elogios.
Capitão América-Guerra Civil consiste em um dos melhores filmes produzidos pelo o universo cinematográfico Marvel. È sem dúvidas um dos maiores longas-metragens do gênero. Capitão América- Guerra Civil é fenomenal e grandioso. Um puro deleite para os fãs.
Ficha Técnica:
Elenco: Robert Downey Jr, Chris Evans, Scarlett Johansson, Paul Bettany, Elisabeth Olsen, Jeremy Renner, Sebastian Stan, Chadwick Boseman, Paul Rudd, Emily VanCamp, Frank Grillo, Marisa Tomei, Tom Holland, William Hurt, Daniel Bruhl, Martin Freeman, John Kani, Anthony Mackie, Don Cheadle.
Direção: Anthony Russo, Joe Russo.
Roteiristas: Christopher Markus, Stephen McFeely, Stan Lee,Mark Millar.
Produtores: Kevin Feige, Louis D´Esposito, Stan Lee.
Produtoras: Marvel Studios, Marvel Entertaiment, Animal Logic, Double Negative, Luma Pictures, Lola Visual Effects, Method Studios, Trixter Film.